Marconi Barros, um ausente picoense

Marconi Barros, um ausente picoense

Segura na Mão de Deus, pois ela, ela te sustentará ...

.......... PICOS Piauí brasil
Textos

SALÃO DE BELEZA
Só corto meus cabelos em barbearia, e o motivo na verdade são dois:
PRIMO : Aos quinze anos, deixei Picos, o Morro da Mariana e a Rua do Cantinho hoje tornada em Praça Josino Ferreira, segui para a Capital em busca de instrução. Colégio Agrícola de Teresina. Entre lágrimas, mamãe deixou-me.
Terceira semana, perguntei a um colega onde poderia cortar o cabelo. Indicou-me o Bela Sereia, salão afamado no Centro Histórico :
- É careiro, mas vale a pena.
Sábado pela manhã, rumei pro centro. Recebeu-me uma lourona extravagante, uns trejeitos ambíguos, saltos altos, shortinho curto, pelos das pernas dourados, quinhentos encantos pra se desvendar – Prazeer... Camiila Ponches é meu nome... susuurrou. E aí bateu-me uma saudade de alguma menina que houvesse deixado em Picos, chorando minha partida. Não deixara ninguém.
- E aí o que vai ser : Social ? ( de perto ...)- Militar ...? ( de pertinho ...) Ou ?  (ao meu ouvido...)  Surfista ? ... Hein ? ... Olhões verdes... escultural... Não respondi nada... antes... só ecoava suas perguntas...
Cantarolou :
- “Mulher nova, bonita e carinhosa... Faz o homem gemer sem sentir dor”.
Sentia-me o próprio Lampião, tendo minha juba sertaneja tão bem tratada. Pelos espelhos indiscretos do salão meus olhos buscavam-na. Até que, no canto, uma linda Arara Canindé, presa por uma correntinha dourada ...
- Ara Araruna ...
- O que,  meu filho ?
- É o nome científico da espécie ?
- Menino, se ela fosse um papagaio... Um, um... Tinha Mil e Uma noite de histórias para contar.
- Não, minha Senhora, papagaios só guardam, no máximo 30 palavras. - Nossa, um intelectual !  (beliscou minha bochecha )... E aí  deitei-lhe erudição: botânica, química, física, alquimia... história... Disse-lhe que os jardins da Babilônia haviam sido erguidos pelo amor de uma mulher... Que Sansão caíra por amor a uma mulher...  Que a guerra entre gregos e troianos fora por causa de uma mulher... Que Salomão tivera mais de mil mulheres... Detinha-me narrando Cleópatra quando notei, por sobre a Arara, muito bem encaixilhada, as inscrições :
                  CERTIFICAÇÃO EM ALTA ESTÉTICA
                       SANDOVAL QUARESMA
                           COM MÉRITOS !
- Quem é Sanoval Quaresma ?
- Era papai, disse-me lacrimosa .
- De que ele morreu ?
- Não morreu, foi-se embora .
A manhã abraçou a tarde sob os auspícios de Camila , e o Sol já se punha sobre a Ponte Metálica quando cheguei ao Colégio. Noite tranqüila de sono. A capital, quem diria que tudo seria tão fácil ? Na capital as coisas acontecem, quinze anos resolveram-se em um dia.
Dia seguinte, recebi o convite:
Convidamos para o enlance matrimonial de Marconi Capial e  Sandoval Capital.
- Não tem graça, é o pai dela, quis enganar-me. Aterrorizaram-me por 3 longos  anos de colegial dizendo que tinham a sessão de fotos íntimas e que as divulgariam na colação de grau.
E o pior só descobri no espelho. Ela havia-me feito um corte de cabelo surfita ridículo... Barbearia e...
- Corta no zero ?
- Não vai deixar nem a meia sola meu filho...
- Zero, faz favor !

SECUNDO : Fica para outra ocasião...

Marconi Barros
Enviado por Marconi Barros em 17/04/2008

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Marconi Barros, um ausente picoense